Diagnóstico Do Câncer De Mama

Oi ;D Venho aqui hoje para falar sobre o câncer de mama e como diagnosticá-lo rapidamente evitando que ele se torne ainda mais grave e letal. No nosso país, de todos os tipos de câncer o que mais mata e amedronta as mulheres devido ao medo de perder um seio, entrar em conflito com sua sexualidade e com sua visão de si mesma, com a posse do sentir-se mulher, e da quimioterapia que lhes traz enjoos e lhes custam os cabelos além de poder levar à morte. Não há maneira de prevenir o câncer de mama, e para que ele seja menos perigoso, é de suma importância que ele seja detectado o mais rapidamente possível, através do autoexame da mama, do exame clínico das mamas, da ultrassonografia mamária e da mamografia, cada um com uma frequência e indicação por faixa etária diferente e dependente da mulher. O autoexame consiste em palpar e observar os seios para ver se há alguma mudança neles e procurar por nódulos (caroços) que podem ser benignos ou malignos, embora que 95% deles sejam benignos. O autoexame deve ser feito mensalmente em média uma semana após o fim da menstruação em mulheres de idade fértil, e no caso de meninas antes da menarca e de homens, é aconselhável escolher uma data e realizar o autoexame todo mês sempre naquele mesmo dia. Este método de prevenção sozinho não é suficiente para quem já passou dos 35 anos, deve ser aliado a radiografia e ao exame clínico anuais e depois dos 40 anos é necessário também uma mamografia todos os anos, em mulheres que não apresentam fatores de risco maior. Mulheres que fumam ou que tem casos de parentes de primeiro grau (irmã, mãe ou filha) com câncer de mama ou ovário antes dos 50 anos, e de parentes homens com câncer de mama. Nestes casos o seu mastologista é quem vai dizer a frequência com que você deve realizar os exames e a partir de que idade.
Em nosso país infelizmente nem toda mulher tem fácil acesso a todas as informações sobre o câncer de mama e a todos os meios de detecção do mesmo, mas sempre há o autoexame para quem não tem meios que possibilitem a realização de exames mais detalhados. Infelizmente a vergonha de mostrar os seios a um(a) profissional de medicina capacitado a ajudar mulheres com qualquer tipo de problemas nas suas mamas. A educação e informação pode salvar muitas vidas, pois uma vez que se entenda a importância de ir ao médico, descobrir um possível tumor a tempo de tratá-lo e atingir uma cura completa, o mais rapidamente possível. 
Faço aqui um apelo para que vocês, meninas, mulheres, e também os homens, se examinem, vão ao médico, se tiverem vergonha deixem-na de lado, mais impostante que pudor é a vida. Câncer é doença grave, o tratamento é sofrido sim mas traz resultados se iniciado cedo mas se a doença está avançada demais ele se torna um sofrimento em prol da esperança mas praticamente inútil. Minha família teve um caso de câncer mamário, e eu posso dizer como testemunha do que sente quem passa por u problema assim que É UM PESADELO QUE SE TEM ACORDADO! O medo de morrer, o sentimento de feiura por conta da queda de cabelo e as reações à quimioterapia quase levaram uma pessoa que eu amo muito para uma depressão, da qual ela só se livrou por causa da família que é muito unica e deu-lhe todo o amor, a força e o apoio de que ela precisou no momento, aliados a sua fé em DEUS. Peço a todos que lerem isso que cuidem da própria saúde, que converse com as pessoas próximas a si, com os pais, com outros familiares, a todos que conhecer que faça de tudo e mais um pouco para cuidar-se, tentar detectar qualquer alteração que possa indicar um câncer, e se achar que corra ao médico, não tenha medo de retirar o tumor, tenha forças para o tratamento, que não esqueçam de tentar ver desde o início e só resolvam buscar ajuda quando a coisa já estiver sem jeito. 


Beijinhos ;*            Lara Tôrres 





0 comentários:

Postar um comentário

 

Point das Menininhas Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare